blog Saúde e Bem-Estar

Tratamento ortodôntico: Tudo que você precisa saber

Veja tudo o que você precisa saber para ter um sorriso saudável e alinhado

Dra. Lila Bolsanelo - Dentista
Dra. Lila Bolsanelo
Dentista com mais de 10 anos de experiência. Atendimento na Praia da Costa, Vila Velha - ES.
Data da publicação

O que é a ortodontia

A ortodontia é uma especialidade odontológica que se dedica ao diagnóstico, prevenção e tratamento das más oclusões dentárias, ou seja, problemas de alinhamento e oclusão dos dentes. O objetivo da ortodontia é melhorar a estética, a função e a saúde bucal dos pacientes.

O sorriso é uma das características mais marcantes de um rosto. Um sorriso bonito e alinhado pode transmitir confiança, autoestima e bem-estar. No entanto, nem todos nascem com um sorriso perfeito. Algumas pessoas apresentam problemas estéticos, funcionais e até mesmo de saúde.

Dentes tortos, apinhados ou com outras alterações de posição podem dificultar a higienização bucal, o que pode levar ao desenvolvimento de cáries e doenças periodontais. Além disso, dentes mal posicionados podem causar problemas na mastigação, o que pode afetar a digestão dos alimentos.

A ortodontia pode corrigir esses problemas, alinhando os dentes e proporcionando uma oclusão adequada. O tratamento ortodôntico pode ser realizado em qualquer idade, mas é geralmente recomendado que seja iniciado na infância ou adolescência, quando os dentes ainda estão em desenvolvimento.

Ortodontista mostrando aparelho ortodôntico metálico

Existem dois principais tipos de tratamentos ortodônticos: o tratamento com aparelhos fixos e o tratamento com aparelhos removíveis. O tratamento com aparelhos fixos é o mais comum e é realizado com o uso de braquetes e fios ortodônticos. Os braquetes são fixados nos dentes com resina e os fios ortodônticos são usados para aplicar forças aos dentes, movendo-os para a posição desejada. O tratamento com aparelhos removíveis é menos comum e é realizado com o uso de aparelhos que podem ser removidos pela própria pessoa. Os aparelhos removíveis são indicados para casos de leve a moderado desalinhamento dos dentes.

O tratamento ortodôntico é um investimento na saúde e na estética bucal. Um sorriso bonito e alinhado pode melhorar a autoestima, a confiança e a qualidade de vida dos pacientes.

Quando preciso ir ao ortodontista

O objetivo da ortodontia é melhorar a estética, a função e a saúde bucal dos pacientes. Em geral, é recomendado que as pessoas visitem um ortodontista pela primeira vez aos 7 anos de idade, pois é nessa fase que os dentes decíduos (de leite) estão caindo e os dentes permanentes estão começando a nascer. O ortodontista poderá avaliar o desenvolvimento da arcada dentária e identificar possíveis problemas que possam ser corrigidos mais facilmente na infância. 

O tratamento pode ser realizado em qualquer idade, mas é geralmente recomendado que seja iniciado na infância ou adolescência, quando os dentes ainda estão em desenvolvimento. No entanto, existem alguns sinais e sintomas que podem indicar que uma pessoa precisa ir ao ortodontista. Esses sinais e sintomas podem ser estéticos, funcionais ou de saúde.

Sintomas estéticos

Os sinais e sintomas estéticos são aqueles que podem afetar a aparência do sorriso.

Dentes tortos ou apinhados: Dentes que estão tortos ou apinhados podem ser uma preocupação estética significativa. Eles podem criar uma impressão de desordem no sorriso, desviando o olhar das características naturais e bonitas dos dentes. Além disso, dentes apinhados podem dificultar a higienização adequada, aumentando o risco de cáries e doenças gengivais. Corrigir essa desordem dentária pode não apenas realinhar o sorriso, mas também melhorar substancialmente sua aparência estética, proporcionando um sorriso mais harmonioso e simétrico.

Dentes que não se encaixam corretamente: A falta de uma mordida correta, onde os dentes superiores não se encaixam bem com os inferiores, pode ser visivelmente perceptível. Essa desarmonia pode resultar em uma aparência desalinhada do sorriso, com dentes que não se alinham de maneira uniforme. Isso pode afetar a autoconfiança do indivíduo, pois um sorriso harmônico é frequentemente associado à beleza. Um tratamento ortodôntico pode corrigir esses desalinhamentos, resultando em um sorriso esteticamente agradável.

Dentes que estão crescendo em direção aos lábios ou bochechas: Quando os dentes crescem na direção dos lábios ou bochechas, isso pode criar a impressão de uma boca saliente. Essa característica facial indesejada pode afetar a estética geral do rosto. Corrigir essa condição não apenas melhora a aparência facial, mas também contribui para um sorriso mais equilibrado e natural.

Dentes que estão sobrepostos: Dentes que se sobrepõem uns aos outros podem criar uma aparência desordenada no sorriso. Eles podem obscurecer a beleza natural dos dentes e fazer com que pareçam menos distintos. A correção desse problema pode revelar a individualidade de cada dente, destacando sua forma e cor de maneira mais eficaz. Um sorriso livre de sobreposições é frequentemente considerado mais atraente e esteticamente agradável.

Sintomas Funcionais

Os sinais e sintomas funcionais são aqueles que podem afetar a função da boca.

Dificuldade de mastigar: Problemas de alinhamento dentário, como dentes tortos, apinhados ou uma mordida desalinhada, podem causar dificuldades na mastigação. Isso ocorre porque os dentes não se encontram adequadamente, tornando a quebra dos alimentos mais desafiadora. Como resultado, os alimentos podem não ser triturados eficientemente, causando desconforto e afetando a digestão. A longo prazo, a má mastigação também pode levar a problemas de nutrição. A Ortodontia ajuda a corrigir esses problemas, realinhando os dentes e permitindo uma mastigação eficaz, tornando a alimentação mais prazerosa e saudável.

Dificuldade na fala: Problemas de alinhamento dentário e de mordida também podem influenciar a fala. Dentes desalinhados ou uma mordida incorreta podem interferir na forma como os sons da fala são produzidos. Isso pode levar a dificuldades na pronúncia, troca de letras ou sons ininteligíveis. A Ortodontia atua na correção desses desalinhamentos, alinhando os dentes e a mandíbula. Isso melhora a articulação da fala e a clareza na comunicação, restaurando a confiança na conversação.

Problemas na articulação Temporomandibular (ATM): A articulação temporomandibular (ATM) é responsável pelos movimentos da mandíbula e é fundamental para a mastigação, fala e até mesmo para o conforto facial. Distúrbios da ATM, como a disfunção temporomandibular (DTM), podem causar dores de cabeça, dor facial, zumbido nos ouvidos e desconforto na mandíbula. A Ortodontia desempenha um papel importante na melhoria desses problemas, pois problemas de alinhamento e mordida podem contribuir para os distúrbios da ATM. A correção ortodôntica, muitas vezes em conjunto com outras abordagens terapêuticas, ajuda a aliviar esses sintomas, melhorando a saúde e o conforto da articulação temporomandibular.

Sintomas de saúde

Os sinais e sintomas de saúde são aqueles que podem afetar a saúde bucal. 

Dentes que são difíceis de limpar: Dentes mal alinhados, apinhados ou com diastemas (espaços entre os dentes) podem ser difíceis de limpar adequadamente. Isso ocorre porque as áreas de difícil acesso podem acumular placa bacteriana e restos de alimentos, aumentando o risco de cáries e doenças gengivais. A higiene bucal eficaz é essencial para a saúde bucal, e a Ortodontia desempenha um papel importante na correção desses problemas. Ao realinhar os dentes, a escovação e o uso do fio dental tornam-se mais eficazes, permitindo uma limpeza completa e reduzindo os riscos à saúde bucal.

Dentes que estão desgastados: O desgaste anormal dos dentes pode ocorrer devido à má oclusão, bruxismo (ranger dos dentes) ou hábitos alimentares prejudiciais. Isso resulta em perda de esmalte dental e pode causar sensibilidade, dor e descoloração. Além disso, dentes desgastados podem dar uma aparência envelhecida ao sorriso. A Ortodontia, ao alinhar os dentes e corrigir a mordida, pode ajudar a distribuir melhor as forças mastigatórias e prevenir o desgaste excessivo. Restaurações dentárias também podem ser necessárias para reparar danos já existentes.

Dentes que estão trincados ou quebrados: Dentes trincados ou quebrados podem resultar de traumas, forças excessivas durante a mastigação ou fraqueza estrutural devido a cáries não tratadas. Além de serem dolorosos, esses problemas podem afetar a estética do sorriso. Um ortodontista avaliará se a má oclusão ou a pressão desigual nos dentes contribuíram para as fraturas. O tratamento pode incluir a correção da oclusão, tratamento endodôntico (canal) e restaurações para reconstruir os dentes danificados. O objetivo é não apenas reparar os danos, mas também prevenir futuros problemas, garantindo um sorriso saudável e estético.

Causas mais comuns

Genética: podem ser causados por fatores genéticos, como a predisposição para dentes tortos ou o crescimento desigual dos maxilares.

Hábitos orais: Hábitos como chupar o dedo, usar chupeta por muito tempo, roer unhas e ranger os dentes podem causar problemas ortodônticos.

Perda prematura de dentes: A perda prematura de dentes pode causar o deslocamento dos dentes restantes, o que pode levar a outros problemas.

Outros fatores: Outros fatores que podem contribuir incluem desnutrição, doenças sistêmicas e traumas.

Sinais

  • Dentes tortos
  • Dentes apinhados
  • Dentes espaçados
  • Mordida aberta
  • Mordida cruzada
  • Sobremordida

Sintomas

  • Dificuldade na mastigação
  • Dificuldade na fala
  • Dificuldade na higiene bucal
  • Dor de cabeça
  • Dor na mandíbula
  • Sensibilidade nos dentes
  • Desgaste dos dentes

Problemas ortodônticos mais comuns

Má oclusão

A má oclusão é um termo amplo que abrange uma variedade de problemas de alinhamento dentário e mordida. Dentes tortos podem ser causados por uma série de fatores, incluindo genética, crescimento desigual dos maxilares, hábitos orais e perda prematura de dentes. Tratar a má oclusão não apenas melhora a estética do sorriso, mas também pode resolver problemas funcionais, como dificuldades na mastigação e fala.

Dentes desalinhados: 

Dentes desalinhados podem incluir aqueles que estão inclinados, girados ou fora de ordem. Além de afetar a estética do sorriso, dentes desalinhados podem criar áreas de difícil acesso para a higiene bucal, tornando a escovação e o uso do fio dental menos eficazes.

Diastemas: 

Diastemas são espaços anormais entre os dentes, muitas vezes visíveis entre os dentes frontais. Isso pode ser devido ao tamanho dos dentes, posicionamento das gengivas ou hábitos bucais, como chupar o dedo. 

Diastemas podem ser um problema estético, mas geralmente não causam problemas funcionais. No entanto, em alguns casos, eles podem dificultar a limpeza dos dentes, o que pode aumentar o risco de cáries e doenças periodontais.

Dificuldade na higiene bucal: 

Dentes mal alinhados podem criar áreas onde a placa bacteriana se acumula facilmente. A falta de uma higiene bucal adequada pode levar a cáries, doenças gengivais e mau hálito. Corrigir o alinhamento dentário torna a higiene bucal mais eficaz.Problemas ortodônticos, como dentes desalinhados, apinhados ou espaçados, podem atrapalhar a higiene bucal. Isso ocorre porque esses problemas podem dificultar a limpeza de todas as superfícies dos dentes, o que pode aumentar o risco de cáries e doenças periodontais.

Dentes desalinhados ou apinhados podem criar áreas de difícil acesso para a escova de dentes e o fio dental. Isso pode levar ao acúmulo de placa bacteriana e alimentos, que podem causar cáries e doenças gengivais.

Dentes espaçados também podem dificultar a limpeza. A placa bacteriana e os alimentos podem se acumular nos espaços entre os dentes, o que pode causar cáries e doenças periodontais.

Problemas de fala: 

Problemas ortodônticos, como dentes desalinhados, apinhados ou espaçados, podem atrapalhar a fala. Isso ocorre porque esses problemas podem afetar a articulação dos sons, o que pode levar a dificuldades na pronúncia e clareza na comunicação.

Dentes desalinhados ou apinhados podem dificultar a movimentação da língua e dos lábios, o que pode levar a problemas na articulação dos sons. O mesmo ocorre com dentes espaçados pois a língua pode ficar presa nos espaços entre os dentes. Isso pode afetar a comunicação cotidiana e a autoconfiança em situações sociais e profissionais.

Desgaste anormal dos dentes: 

O desgaste excessivo ou irregular dos dentes pode ser causado por problemas de alinhamento e mordida, resultando em sensibilidade e problemas estéticos.O desgaste excessivo ou irregular dos dentes pode resultar de uma mordida desalinhada ou hábitos prejudiciais, como ranger os dentes. Isso pode causar sensibilidade dentária, dor e problemas estéticos.

Distúrbios da ATM: 

Problemas de alinhamento e mordida podem contribuir para distúrbios da articulação temporomandibular (ATM), que incluem dor facial, dor de cabeça e estalos na mandíbula. Tratar a causa subjacente é importante para aliviar esses sintomas.

Problemas hereditários: 

Algumas pessoas têm predisposição genética a problemas ortodônticos. Genética desempenha um papel importante em muitos casos de má oclusão e desalinhamento dentário.

Idade avançada: 

Mesmo em idades avançadas, problemas ortodônticos podem surgir devido ao desgaste natural dos dentes e das estruturas de suporte, bem como mudanças nos tecidos moles da boca. A Ortodontia pode ser benéfica em qualquer idade.

Problemas de estética: 

Muitas pessoas buscam tratamento ortodôntico para melhorar a estética de seu sorriso, mesmo sem problemas funcionais significativos.A estética dentária desempenha um papel importante na autoestima. Muitas pessoas buscam tratamento ortodôntico para melhorar a aparência de seus sorrisos, mesmo que não tenham problemas funcionais significativos.

Além dos tópicos descritos acima, existem outros fatores que podem contribuir para problemas ortodônticos, como:

Desnutrição: Uma dieta deficiente em nutrientes essenciais, como cálcio e fósforo, pode prejudicar o desenvolvimento dos dentes e das estruturas de suporte.

Doenças sistêmicas: Algumas doenças sistêmicas, como a anemia falciforme, podem causar problemas ortodônticos.

Traumas: Traumas na boca, como dentes quebrados ou deslocados, podem levar a problemas ortodônticos.

É importante notar que, em muitos casos, os problemas ortodônticos podem ser tratados com sucesso, independentemente da idade do paciente. A consulta com um ortodontista é fundamental para avaliar a situação individual e determinar o plano de tratamento mais adequado.

Quanto custa e como é feito o orçamento

Consulta de avaliação

 A avaliação de um problema ortodôntico é uma etapa fundamental no início do tratamento ortodôntico. Durante essa avaliação, o ortodontista examina detalhadamente a condição bucal do paciente e considera vários fatores para desenvolver um plano de tratamento personalizado. 

A consulta dura de 45 minutos a 1 hora. Nesse tempo, serão avaliados:

Posição dos dentes: Avalia se os dentes estão alinhados ou desalinhados.

Mordida: Avalia se os dentes superiores e inferiores se encaixam corretamente.

Forma do arco dental: Avalia se o arco dental está no formato correto.

Desenvolvimento dos dentes e ossos: Avalia se os dentes e os ossos estão se desenvolvendo normalmente.

Diagnóstico

Para fechar o diagnóstico, são considerados vários fatores. Dentre eles:

Má oclusão e alinhamento dentário: 

São avaliados a mordida do paciente e o alinhamento dos dentes para determinar a natureza do problema. Isso inclui a identificação de problemas como dentes tortos, apinhados, espaçados, mordida aberta, mordida cruzada ou sobremordida.

Idade do paciente:

A idade do paciente desempenha um papel importante na escolha do tratamento adequado. Tratamentos ortodônticos podem variar para crianças, adolescentes e adultos, e a fase de desenvolvimento ósseo é levada em consideração.

Necessidades estéticas: 

As preocupações estéticas do paciente são discutidas e consideradas. Alguns pacientes buscam tratamento ortodôntico principalmente para melhorar a aparência de seu sorriso.

Problemas funcionais: 

Problemas de função, como dificuldades na mastigação, fala ou distúrbios da articulação temporomandibular (ATM), são avaliados e tratados conforme necessário.

Saúde geral: 

A saúde bucal geral do paciente é levada em consideração. Qualquer problema bucal existente, como cáries ou doenças gengivais, deve ser tratado antes do início do tratamento ortodôntico.

Radiografias e moldagens: 

Radiografias panorâmicas e moldagens da boca são frequentemente realizadas para fornecer uma visão mais precisa da estrutura óssea e dentária do paciente.

Objetivos do paciente: 

Os objetivos do paciente são fundamentais. Alguns pacientes buscam tratamento ortodôntico principalmente para melhorar a estética, enquanto outros podem estar mais preocupados com a função ou a saúde bucal.

Tipo de aparelho: 

Existem diferentes tipos de aparelhos ortodônticos, como aparelhos fixos (bráquetes), aparelhos removíveis e alinhadores transparentes. O ortodontista discute as opções disponíveis com o paciente e considera qual é mais adequada para o caso.

Orçamento

Uma vez que a avaliação foi concluída e um plano de tratamento tenha sido determinado, chega-se a um orçamento para o tratamento. O custo total do tratamento ortodôntico pode variar consideravelmente com base em vários fatores, incluindo:

Complexidade do Caso: Casos mais complexos, que requerem tratamento mais longo e envolvem procedimentos adicionais, geralmente têm um custo mais alto.

Tipo de Aparelho: O tipo de aparelho escolhido, como bráquetes tradicionais ou alinhadores transparentes, afetará o custo do tratamento.

Duração do Tratamento: A duração do tratamento pode variar de alguns meses a vários anos. Tratamentos mais longos tendem a ter custos mais elevados.

Manutenção e Acompanhamento: As consultas de acompanhamento e manutenção durante o tratamento podem influenciar os custos totais.

A avaliação ortodôntica é um processo abrangente que considera a condição bucal do paciente, a natureza do problema, a idade e as necessidades estéticas e funcionais e pode ser feita com auxílio de aparelhos, exames e escaneamento intraoral em consultório. Com base nessa avaliação, é desenvolvido um plano de tratamento personalizado e um orçamento, que leva em consideração a complexidade do caso, o tipo de aparelho e outros fatores relacionados ao tratamento. É importante discutir abertamente os custos e as opções disponíveis antes de iniciar o tratamento.

Benefícios do tratamento

Os tratamentos ortodônticos oferecem uma série de benefícios que vão além da simples melhoria estética do sorriso.

Melhoria estética:

  • Corrige dentes tortos, apinhados, espaçados ou desalinhados, resultando em um sorriso mais bonito e atraente.
  • Melhora a autoestima e a confiança do paciente, proporcionando um sorriso que eles desejam exibir.

Saúde bucal aprimorada:

  • Facilita a higienização adequada, reduzindo o risco de cáries e doenças gengivais.
  • Corrige problemas funcionais que podem levar a desgaste anormal dos dentes e problemas de articulação temporomandibular (ATM).

Melhoria da função mastigatória e da fala:

  • Corrige problemas que podem dificultar a mastigação e a digestão adequadas dos alimentos.
  • Ajusta a articulação da fala, melhorando a pronúncia e a clareza na comunicação.

Prevenção de problemas futuros:

  • Corrige problemas de oclusão e alinhamento, prevenindo danos aos dentes e às estruturas de suporte a longo prazo.
  • Ajuda a evitar distúrbios da ATM e dor facial associada a problemas de mordida.

Aprimoramento da saúde geral:

  • Melhora a saúde bucal, o que pode ter impacto positivo na saúde geral do paciente.
  • Contribui para a prevenção de problemas como doenças cardíacas, diabetes e complicações respiratórias.

Personalização do tratamento:

  • Cada plano de tratamento é personalizado para atender às necessidades específicas do paciente, levando em consideração sua idade, objetivos e condição bucal.

Versatilidade de opções de tratamento:

  • Oferece uma variedade de opções de aparelhos, incluindo bráquetes tradicionais, aparelhos removíveis e alinhadores transparentes, para atender às preferências e necessidades do paciente.

Benefícios a longo prazo:

  • Os resultados dos tratamentos ortodônticos são duradouros, proporcionando benefícios ao longo da vida.
  • A correção ortodôntica estabelece uma base sólida para a saúde bucal contínua.

Melhora da qualidade de vida:

  • Promove uma melhor qualidade de vida ao aliviar dores, desconfortos e preocupações estéticas.
  • Facilita a capacidade de sorrir, comer e falar sem restrições ou constrangimentos.

Autoconfiança e bem-estar:

  • O sorriso aprimorado fortalece a autoconfiança e o bem-estar emocional do paciente.
  • Pode abrir portas para oportunidades pessoais e profissionais.

Melhoria na relação entre dentes e lábios:

  • Corrige problemas em que os dentes estão posicionados de maneira desfavorável em relação aos lábios e bochechas, melhorando a harmonia facial.

Reforço da imagem pessoal:

  • Um sorriso atraente e saudável pode impactar positivamente a forma como os outros percebem o paciente, melhorando os relacionamentos sociais e profissionais.

Opções de tratamento ortodôntico

Existem várias opções de aparelhos e recursos disponíveis para tratamentos ortodônticos, cada um com suas próprias características e benefícios.

Aparelhos fixos

Bráquetes metálicos: 

Os aparelhos fixos com bráquetes metálicos são a opção ortodôntica tradicional. Consistem em pequenos bráquetes de metal colados a cada dente e conectados por fios metálicos. Esses aparelhos são altamente eficazes para corrigir problemas de alinhamento e mordida. Embora visíveis, são duráveis, econômicos e oferecem resultados consistentes. A manutenção regular e a higiene bucal são essenciais para garantir o sucesso do tratamento com braquetes metálicos.

Bráquetes estéticos: 

Os aparelhos fixos com bráquetes estéticos são semelhantes aos tradicionais, mas os bráquetes são feitos de materiais estéticos, como cerâmica ou porcelana, para torná-los menos visíveis. Eles oferecem uma aparência mais discreta, mantendo a eficácia do tratamento ortodôntico. São populares entre pacientes que desejam corrigir o sorriso com menos evidência de aparelho. A manutenção e a higiene bucal adequadas são essenciais para obter os melhores resultados com bráquetes estéticos.

Bráquetes autoligáveis: 

Os aparelhos fixos com bráquetes autoligáveis são semelhantes aos tradicionais, mas possuem uma diferença importante: não requerem elásticos ou ligaduras para segurar os fios. Em vez disso, eles têm um mecanismo de fechamento que prende o fio de forma mais eficaz. Isso reduz o atrito, permite ajustes mais suaves e, em alguns casos, pode acelerar o tratamento ortodôntico. São disponíveis tanto em versões metálicas quanto estéticas, oferecendo opções para pacientes que desejam um tratamento eficiente e confortável.

Bráquetes linguais: 

Os aparelhos fixos com bráquetes linguais são colocados na parte de trás dos dentes, tornando-os completamente invisíveis quando vista do exterior. Essa opção estética é escolhida por pessoas que desejam corrigir o alinhamento dos dentes de forma discreta. Embora ofereçam vantagens estéticas, os aparelhos linguais podem ser mais difíceis de limpar e exigem um período de adaptação devido à sua posição. Eles são adequados para pacientes que priorizam a invisibilidade do aparelho.

Aparelhos removíveis

Aparelhos removíveis convencionais: 

Os aparelhos removíveis convencionais são dispositivos ortodônticos que o paciente pode retirar da boca. São frequentemente usados em tratamentos ortodônticos em crianças e adolescentes, pois permitem correções iniciais e são úteis em casos menos complexos. Esses aparelhos são removidos para comer, escovar os dentes e realizar a limpeza do aparelho. Eles são uma opção versátil, mas requerem disciplina do paciente para serem usados conforme as instruções do ortodontista. São especialmente úteis em tratamentos de crescimento e desenvolvimento em crianças.

Alinhadores transparentes: 

Os aparelhos removíveis alinhadores transparentes são uma opção ortodôntica estética e confortável. Feitos de plástico transparente personalizado, esses alinhadores são removíveis para comer e escovar os dentes, oferecendo comodidade. Eles são substituídos por um novo conjunto a cada algumas semanas, gradualmente movendo os dentes para sua posição desejada. Essa opção é popular para adultos e adolescentes que desejam um tratamento discreto e eficaz. Alinhadores transparentes Invisalign® são conhecidos por sua estética e conforto, tendo também sua versão infantil, o Invisalign First, alinhadores transparentes para crianças.

Recursos e técnicas

Expansores palatinos

Esses dispositivos são projetados para expandir a maxila, corrigindo problemas de mordida cruzada e permitindo um desenvolvimento mais saudável do palato. Além disso, melhoram a respiração nasal, auxiliando pacientes com dificuldades respiratórias.

Aparelhos funcionais 

Especialmente concebidos para crianças, os aparelhos funcionais visam corrigir problemas de crescimento e desenvolvimento. Eles ajudam a orientar o crescimento dos ossos maxilares e corrigir questões de alinhamento e mordida precocemente.

Mini-Implantes ortodônticos

Esses minúsculos parafusos de titânio são temporariamente implantados no osso para servirem como ancoragem adicional. São especialmente úteis em casos complexos, permitindo movimentações dentárias mais precisas e controladas.

Ancoragem temporária 

Nesse método, outros dentes ou dispositivos especiais são usados como ancoragem para facilitar o movimento dos dentes de forma controlada, especialmente em casos de sobremordida ou problemas de mordida profundos.

Técnica de autoligação

Os bráquetes autoligáveis eliminam a necessidade de elásticos para segurar os fios. Isso reduz o atrito, tornando o tratamento mais eficiente e, em alguns casos, acelerando o progresso.

Moldagens digitais

A tecnologia de escaneamento 3D é usada para criar modelos digitais dos dentes, substituindo as moldagens físicas desconfortáveis e proporcionando maior precisão no planejamento do tratamento.

Simulações de tratamento

Softwares avançados permitem que os pacientes visualizem o resultado esperado do tratamento antes mesmo de iniciá-lo, oferecendo uma visão detalhada de como seu sorriso se transformará.

Cada paciente é único, e a escolha do aparelho ou técnica depende da natureza do problema ortodôntico, das preferências do paciente e das recomendações do profissional. É importante discutir as opções disponíveis para determinar o plano de tratamento mais adequado às necessidades individuais.

Quanto tempo dura o tratamento

Durante a consulta inicial, o ortodontista fará uma avaliação completa e discutirá o plano de tratamento, incluindo uma estimativa inicial do tempo necessário. No entanto, essa estimativa pode ser ajustada à medida que o tratamento progride e os dentes se movem para suas posições ideais. É importante entender que a precisão da previsão do tempo pode variar, e a cooperação do paciente desempenha um papel vital na conclusão bem-sucedida do tratamento dentro do prazo estimado. A comunicação contínua com o ortodontista durante o tratamento é fundamental para acompanhar o progresso e fazer os ajustes necessários.

São considerados fatores determinantes:

Complexidade do caso: A complexidade do caso é um fator-chave. Casos com dentes muito desalinhados, apinhados ou com problemas graves de mordida, como mordida cruzada ou sobremordida profunda, geralmente exigem tratamento mais longo. Isso ocorre porque o ortodontista precisa realizar ajustes delicados e detalhados para atingir os resultados desejados.

Tipo de aparelho: O tipo de aparelho escolhido também influencia a duração do tratamento. Alinhadores transparentes, como Invisalign®, podem ser uma opção mais rápida para alguns pacientes, especialmente aqueles com problemas menos complexos. Eles oferecem a vantagem de movimentar os dentes de forma controlada e previsível.

Idade do paciente: A idade do paciente desempenha um papel importante na resposta ao tratamento. Crianças e adolescentes podem experimentar resultados mais rápidos devido ao crescimento ainda em curso. Em adultos, o tratamento pode levar um pouco mais de tempo, pois os ossos tendem a ser mais rígidos.

Adesão do paciente: A cooperação do paciente é um fator crítico. Seguir as instruções do ortodontista, usar o aparelho conforme orientações, comparecer às consultas de acompanhamento e manter uma boa higiene bucal são fundamentais para um tratamento eficiente e com duração adequada. O não cumprimento dessas diretrizes pode estender o tempo de tratamento.

Ajustes necessários: À medida que os dentes se movem para suas posições ideais, são necessários ajustes regulares. A frequência e a extensão desses ajustes podem variar de acordo com o caso e influenciar a duração geral do tratamento. O ortodontista monitora de perto o progresso e faz os ajustes necessários para manter o tratamento na direção certa.

Objetivos do tratamento: A extensão das correções desejadas pelo paciente também impacta o tempo necessário. Alguns pacientes buscam apenas melhorias estéticas, enquanto outros têm problemas funcionais mais complexos a serem abordados. Os objetivos específicos do tratamento são discutidos durante a avaliação inicial e podem afetar a duração total.

Portanto, a duração do tratamento ortodôntico é um resultado de uma combinação de fatores, e cada caso é único. A estimativa inicial é determinada durante a consulta inicial, mas pode ser ajustada ao longo do tratamento com base no progresso e na resposta individual do paciente. A cooperação, comunicação e parceria entre o paciente e o ortodontista são essenciais para alcançar os melhores resultados dentro do prazo estimado.

É possível acelerar o tratamento?

Sim, é possível acelerar o tratamento ortodôntico em alguns casos, mas isso depende da situação individual do paciente e do tipo de aparelho ortodôntico utilizado. Os métodos mais comuns para acelerar o tratamento ortodôntico incluem:

Uso de aparelhos ortodônticos de alta tecnologia: Os alinhadores transparentes são um tipo de aparelho ortodôntico removível que pode ser usado para tratar casos leves a moderados. Eles podem acelerar o tratamento em comparação com aparelhos fixos tradicionais.

Uso de forças adicionais: O ortodontista pode usar forças adicionais, como elásticos ortodônticos ou dispositivos de expansão, para acelerar o movimento dos dentes.

Expansores palatinos: Em pacientes que precisam de expansão maxilar, os expansores palatinos podem ser usados para acelerar o processo.

Mini-Implantes ortodônticos: Os mini-implantes são pequenos parafusos de titânio temporariamente implantados no osso para proporcionar ancoragem adicional. Eles permitem movimentos dentários mais controlados e rápidos em casos complexos.

Aumento da frequência de ajustes: Em alguns casos, ajustes mais frequentes podem ser programados para avançar mais rapidamente no tratamento. Isso deve ser discutido com o ortodontista.

Remoção de dentes: Em alguns casos, a remoção de dentes pode ser necessária para criar espaço para os dentes se moverem, o que pode acelerar o tratamento.

Técnica de ancoragem temporária: O uso de outros dentes ou dispositivos especiais como ancoragem pode acelerar o tratamento ao facilitar o movimento controlado dos dentes.

Procedimentos cirúrgicos: Em alguns casos, cirurgias ortognáticas podem ser consideradas para correções mais rápidas em problemas de mordida severos.

É importante notar que nem todos os pacientes são candidatos a acelerar o tratamento, e a decisão deve ser baseada em uma avaliação cuidadosa. Portanto, a melhor abordagem é discutir suas metas e opções com seu ortodontista, que poderá recomendar o método mais apropriado para o seu caso específico.

Quais os cuidados durante o tratamento

Durante o tratamento ortodôntico, é importante adotar cuidados específicos para garantir o sucesso do tratamento e manter a saúde bucal. Algumas orientações importantes:

Higiene bucal rigorosa

A escovação após cada refeição é essencial para evitar o acúmulo de alimentos e placa bacteriana nos bráquetes e fios. Use uma escova ortodôntica de cerdas macias e fio dental para alcançar áreas de difícil acesso. Enxaguantes bucais com flúor podem ser recomendados para fortalecer os dentes.

Alimentação consciente

Evite alimentos duros, pegajosos ou muito crocantes, pois podem danificar os aparelhos ortodônticos. Além disso, evite alimentos que podem ficar presos nos bráquetes ou entre os fios, como milho, pipoca e goma de mascar.

Consultas de acompanhamento

Compareça a todas as consultas agendadas com seu ortodontista para ajustes e verificações. Essas consultas são oportunidades para o ortodontista avaliar o progresso do tratamento, fazer ajustes necessários e responder a quaisquer perguntas ou preocupações.

Uso adequado do aparelho

Siga as instruções do ortodontista para o uso adequado do aparelho. Isso inclui o uso de elásticos, aparelhos removíveis ou outros dispositivos conforme indicado. O não cumprimento das orientações pode atrasar o tratamento.

Proteção em atividades físicas

Se você pratica esportes de contato ou atividades que podem causar lesões na boca, use um protetor bucal esportivo personalizado. Isso ajudará a proteger seus dentes e o aparelho.

Evitar hábitos orais nocivos

Evite hábitos como chupar o dedo, roer unhas, morder objetos ou qualquer comportamento que possa prejudicar o tratamento ortodôntico.

Evitar alimentos agressivos

Além dos alimentos mencionados, evite morder diretamente em alimentos duros, como maçãs ou cenouras inteiras. Corte-os em pedaços menores para evitar danos ao aparelho.

Limpeza dos aparelhos

Além da higiene bucal, é fundamental manter os aparelhos ortodônticos limpos. Use uma escova interdental ou escova específica para limpar ao redor dos bráquetes e fios, removendo resíduos de alimentos.

Cooperação

Siga rigorosamente as recomendações do ortodontista quanto à cooperação, como o uso de elásticos, a realização de exercícios mandibulares ou qualquer orientação específica para o seu caso. A cooperação é essencial para um tratamento eficaz.

Comunicação com o ortodontista

Mantenha uma comunicação aberta e regular com seu ortodontista. Se você tiver dúvidas, problemas ou desconfortos, não hesite em entrar em contato para receber orientações adequadas.

Proteção durante o sono

Se você tem o hábito de ranger os dentes durante o sono (bruxismo), informe seu ortodontista. Medidas de proteção, como o uso de uma placa noturna, podem ser recomendadas para evitar danos aos dentes e ao aparelho.

Manutenção pós-tratamento

Após a remoção do aparelho, siga as orientações do ortodontista para o uso de contenções ou retentores, conforme necessário. Isso ajudará a manter os resultados obtidos durante o tratamento a longo prazo.

Quem pode fazer um tratamento ortodôntico

A idade ideal para começar um tratamento ortodôntico pode variar de pessoa para pessoa, e muitos fatores devem ser considerados. Geralmente, o tratamento ortodôntico pode ser iniciado em crianças, adolescentes e adultos, mas o momento ideal depende das necessidades individuais do paciente e do tipo de problema ortodôntico a ser corrigido. Aqui estão algumas diretrizes gerais:

Crianças: 

Idade ideal 

A avaliação ortodôntica inicial é recomendada por volta dos 7 anos de idade, embora a idade exata possa variar. Nessa fase, a maioria das crianças já tem uma mistura de dentes permanentes e dentes de leite, o que permite ao ortodontista identificar problemas precocemente.

Objetivos iniciais

O tratamento ortodôntico precoce em crianças, conhecido como "ortopedia funcional dos maxilares," visa principalmente guiar o crescimento e o desenvolvimento dos maxilares e melhorar problemas como mordida cruzada, desalinhamento dos dentes e respiração inadequada

Indicações para o tratamento ortodôntico em crianças:

Mordida cruzada: Corrigir problemas de mordida cruzada é uma indicação comum para o tratamento ortodôntico em crianças. Isso envolve a correção de dentes superiores que se encaixam atrás dos dentes inferiores quando a criança morde.

Problemas de mordida: A correção de problemas de mordida, como sobremordida (dentes superiores cobrindo completamente os dentes inferiores) ou mordida aberta (espaço entre os dentes superiores e inferiores quando a criança morde), é frequentemente necessária.

Desalinhamento dos dentes: A correção de dentes tortos ou apinhados é outra indicação comum para o tratamento ortodôntico em crianças. Isso pode ajudar a criar um sorriso mais alinhado e esteticamente agradável.

Problemas de crescimento: Quando há problemas no crescimento dos maxilares, como maxila estreita ou mandíbula excessivamente desenvolvida, o tratamento precoce pode ser benéfico para guiar o desenvolvimento facial.

Vantagens do tratamento em crianças

Melhora da saúde bucal: O tratamento ortodôntico precoce pode melhorar a saúde bucal, corrigindo problemas que podem levar a cáries, doenças periodontais e dificuldades na higiene oral.

Correção precoce: O tratamento ortodôntico precoce pode evitar que problemas se tornem mais graves e complexos no futuro, muitas vezes resultando em um tratamento mais curto e menos invasivo na adolescência ou idade adulta.

Desenvolvimento facial adequado: O tratamento ortodôntico em crianças pode promover um desenvolvimento facial mais adequado, corrigindo problemas de mordida e alinhamento que afetam a estética e a função do rosto.

Melhoria na respiração: Em casos de respiração oral (pela boca), o tratamento ortodôntico pode auxiliar na transição para a respiração nasal, melhorando a saúde respiratória.

Adolescentes

Idade comum

A adolescência é um período comum para iniciar o tratamento ortodôntico, geralmente entre 11 e 15 anos. Nessa faixa etária, a maioria dos adolescentes já possui a maioria dos dentes permanentes.

Avaliação ortodôntica completa

Antes de iniciar o tratamento, o ortodontista realizará uma avaliação completa da saúde bucal e uma análise detalhada da oclusão (como os dentes se encaixam) e da estética do sorriso.

Objetivos do tratamento

Correção de problemas de mordida: O tratamento ortodôntico em adolescentes visa corrigir problemas de mordida, como sobremordida, mordida cruzada, mordida aberta e outros. Isso melhora a função mastigatória e estética do sorriso.

Alinhamento dos dentes: O alinhamento dos dentes é um objetivo fundamental. O tratamento ajuda a posicionar os dentes de forma mais reta e alinhada, criando um sorriso esteticamente agradável.

Melhoria estética: Além da correção funcional, muitos adolescentes buscam o tratamento ortodôntico para melhorar a estética do sorriso, ganhando confiança e autoestima.

Vantagens a longo prazo

Melhor saúde bucal: O tratamento ortodôntico não apenas melhora a estética, mas também a saúde bucal, facilitando a higiene e prevenindo problemas dentários.

Autoestima e confiança: Um sorriso alinhado e esteticamente agradável pode aumentar a autoestima e a confiança do adolescente.

Melhor função: Corrigir problemas de mordida melhora a função mastigatória e pode evitar dores de cabeça e desconforto na mandíbula.

Prevenção de problemas futuros: O tratamento ortodôntico adequado pode prevenir problemas futuros, como desgaste excessivo dos dentes e problemas na articulação temporomandibular (ATM).

Adultos

Variedade de idades

O tratamento ortodôntico em adultos não tem uma faixa etária específica. Pode ser iniciado a qualquer momento, desde que a saúde bucal geral do paciente seja boa.

Duração do tratamento

A duração do tratamento ortodôntico em adultos pode variar amplamente, dependendo da complexidade do caso e dos objetivos do tratamento. Em média, pode levar de 1 a 3 anos.

Objetivos do tratamento

Melhoria estética: Muitos adultos buscam o tratamento ortodôntico para melhorar a estética do sorriso e ganhar mais confiança em sua aparência.

Correção funcional: Além da estética, o tratamento ortodôntico em adultos pode corrigir problemas funcionais, como mordida desalinhada, dificuldade na mastigação e dores na mandíbula.

Preparação para próteses dentárias: Em alguns casos, o tratamento ortodôntico é realizado antes da colocação de próteses dentárias, como implantes ou dentaduras, para garantir um encaixe adequado.

Vantagens a longo prazo

Melhoria da saúde bucal: O tratamento ortodôntico melhora a higiene oral e a saúde bucal, reduzindo o risco de cáries e doenças periodontais.

Melhor estética e autoestima: Um sorriso alinhado e esteticamente agradável pode aumentar a autoestima e a confiança em adultos.

Função melhorada: Corrigir problemas de mordida e alinhamento melhora a função mastigatória e pode aliviar dores na mandíbula e na cabeça.

Prevenção de problemas futuros: O tratamento ortodôntico adequado pode prevenir problemas futuros, como desgaste excessivo dos dentes e disfunção na articulação temporomandibular (ATM).

Preparação para próteses: O tratamento ortodôntico pode criar a base necessária para o sucesso de próteses dentárias, melhorando a estabilidade e o encaixe.

Higiene durante o tratamento

Durante um tratamento ortodôntico, é crucial manter uma higiene bucal rigorosa para prevenir problemas como cáries, gengivite e manter os aparelhos ortodônticos limpos. Aqui estão os principais cuidados higiênicos que se deve ter:

Escovação adequada

Escove os dentes após cada refeição e antes de dormir, usando uma escova ortodôntica de cerdas macias. Certifique-se de escovar todas as superfícies dos dentes, incluindo a parte frontal, traseira e superior, bem como os bráquetes e fios.

  • Use uma escova de dentes ortodôntica com cerdas macias.
  • Incline a escova de dentes em um ângulo de 45 graus para os dentes e o aparelho.
  • Faça movimentos suaves e circulares para remover a placa bacteriana.
  • Não esqueça de escovar a língua para remover as bactérias e as bactérias que causam mau hálito.

Fio dental diário

Use fio dental diariamente para limpar entre os dentes e ao redor dos bráquetes. É importante remover resíduos de alimentos e placa bacteriana que podem se acumular nas áreas de difícil acesso.

  • Use um fio dental ortodôntico.
  • Passe o fio dental por baixo do arco do aparelho e entre os dentes.
  • Não force o fio dental, pois isso pode danificar o aparelho.

Enxaguante bucal

Use um enxaguante bucal com flúor recomendado pelo ortodontista para fortalecer os dentes e proteger contra cáries. Evite enxaguantes que contenham álcool, pois podem causar ressecamento da boca.

Escova interdental ou escova específica

Utilize uma escova interdental ou uma escova específica para aparelhos ortodônticos para limpar ao redor dos bráquetes e fios, removendo qualquer acúmulo de alimentos ou placa bacteriana.

Higienizador de escova

Considere o uso de um higienizador de escova para manter sua escova ortodôntica limpa e livre de bactérias.

Alimentação consciente

Evite alimentos duros, pegajosos ou muito crocantes que podem danificar ou grudar nos aparelhos. Corte alimentos como maçãs e cenouras em pedaços menores para evitar morder diretamente neles.

Resultados e retenção

Resultados e retenção são aspectos essenciais em tratamentos ortodônticos, pois determinam a estabilidade do sorriso após a conclusão do tratamento.Por isso, após a remoção dos aparelhos, o ortodontista geralmente prescreve dispositivos de retenção. Os mais comuns são os retentores removíveis e os retentores fixos (fios colados na parte de trás dos dentes).

É fundamental usar os dispositivos de retenção conforme as orientações do ortodontista. Eles ajudam a manter os resultados do tratamento e evitam que os dentes voltem à sua posição original.

A fase de retenção é crucial e pode durar vários anos, dependendo do caso. Alguns pacientes podem precisar usar retentores pelo resto da vida, especialmente os retentores fixos.

O ortodontista agendará consultas de acompanhamento para monitorar a estabilidade dos resultados e fazer ajustes nos dispositivos de retenção conforme necessário.A fase de retenção é crucial e pode durar vários anos, dependendo do caso. Alguns pacientes podem precisar usar retentores pelo resto da vida, especialmente os retentores fixos.

É fundamental manter uma excelente higiene bucal, seguir uma dieta equilibrada e evitar hábitos que possam danificar os dentes, como roer unhas ou morder objetos duros. Mantenha comunicação regular com o ortodontista e informe qualquer problema ou desconforto com os dispositivos de retenção.

A retenção é uma parte crítica do tratamento ortodôntico, pois garante que os resultados sejam mantidos a longo prazo. Negligenciar a retenção pode resultar em movimentação dos dentes e necessidade de tratamento adicional. Portanto, é essencial seguir as orientações do ortodontista durante essa fase para desfrutar de um sorriso bonito e estável.

Casos especiais e Cirurgia ortognática

Casos ortodônticos especiais, muitas vezes, envolvem complexidades além do alinhamento dental básico. Nessas situações, a colaboração entre ortodontistas e cirurgiões maxilofaciais pode ser necessária para alcançar resultados ideais.

Mordida cruzada posterior severa

Descrição: Uma mordida cruzada posterior ocorre quando os dentes superiores mordem por dentro dos dentes inferiores na região dos molares. Em casos graves, pode ser necessário expandir a maxila cirurgicamente para corrigir o problema.

Procedimento: A cirurgia envolve uma osteotomia (corte cirúrgico) nos ossos maxilares, permitindo que o ortodontista expanda a maxila e, assim, corrija a mordida cruzada.

Prognatismo (mandíbula proeminente)

Descrição: O prognatismo é quando a mandíbula inferior está significativamente projetada para a frente em relação à maxila superior, resultando em uma aparência de "queixo grande".

Procedimento: A cirurgia ortognática pode ser realizada para reposicionar a mandíbula, corrigindo a desarmonia facial e melhorando a função mastigatória.

Retrognatismo (mandíbula recuada)

Descrição: O retrognatismo é o oposto do prognatismo, onde a mandíbula está retraída em relação à maxila, frequentemente levando a uma mordida cruzada anterior e problemas respiratórios.

Procedimento: A cirurgia ortognática pode reposicionar a mandíbula para a frente, corrigindo a mordida cruzada e melhorando a estética facial e a função.

Tratamento de assimetria facial

Descrição: A assimetria facial ocorre quando há desequilíbrio entre os lados direito e esquerdo do rosto, resultando em uma aparência desigual.

Procedimento: Cirurgias ortognáticas podem ser usadas para reposicionar ossos faciais, corrigindo assimetrias e restaurando a harmonia facial.

Apneia obstrutiva do sono (AOS)

Descrição: A AOS é uma condição em que a respiração é interrompida repetidamente durante o sono devido a obstrução das vias aéreas superiores. Em alguns casos, a cirurgia ortognática pode ajudar a aliviar a AOS ao reposicionar as estruturas faciais e abrir as vias aéreas.

Fechamento de espaços dentais severos

Descrição: Em alguns casos, os espaços entre os dentes podem ser muito grandes para serem fechados apenas com aparelhos ortodônticos convencionais.

Procedimento: A cirurgia ortognática pode ajudar a reposicionar os dentes e os ossos maxilares, permitindo o fechamento de espaços dentais excessivos.

Casos de cirurgia ortognática em pacientes com implantes dentários

Descrição: Em pacientes que já têm implantes dentários, pode ser necessário coordenar a cirurgia ortodôntica com o tratamento de implantes.

Procedimento: O ortodontista e o cirurgião trabalham juntos para garantir que os implantes sejam considerados durante o planejamento ortodôntico, de modo que os resultados sejam estéticos e funcionais.

É importante destacar que a decisão de realizar uma cirurgia ortognática é baseada em uma avaliação completa do paciente, incluindo análise radiográfica, modelagem tridimensional e planejamento minucioso. A colaboração entre ortodontista e cirurgião é fundamental para o sucesso desses casos especiais, proporcionando aos pacientes resultados funcionais e esteticamente satisfatórios, além de melhorias significativas na qualidade de vida.

Perguntas frequentes e mitos

Certamente, existem alguns mitos comuns sobre tratamentos ortodônticos que podem gerar dúvidas e mal-entendidos. São comuns:

Apenas crianças precisam de aparelhos ortodônticos: Isso é um mito. Embora seja comum iniciar o tratamento ortodôntico na infância, pessoas de todas as idades podem se beneficiar da correção ortodôntica. Tratamentos em adolescentes e adultos são muito comuns.

Apenas aparelhos fixos são eficazes: Embora os aparelhos fixos sejam altamente eficazes, existem alternativas, como alinhadores transparentes, que podem funcionar bem em casos menos complexos. A escolha depende das necessidades individuais do paciente.

A ortodontia é apenas sobre estética: Embora a melhoria estética do sorriso seja um benefício significativo, a ortodontia também pode melhorar a função mastigatória, a saúde bucal e prevenir problemas futuros, como desgaste dos dentes e dores na mandíbula.

Aparelhos ortodônticos são sempre visíveis e desagradáveis: Hoje em dia, existem aparelhos estéticos, como os com braquetes de cerâmica ou alinhadores transparentes, que são menos visíveis e mais estéticos.

A ortodontia é só para quem tem dentes muito desalinhados: A ortodontia pode beneficiar pacientes com uma ampla variedade de problemas, desde pequenas correções estéticas até casos mais complexos de má oclusão.

O tratamento ortodôntico não pode ser feito com implantes dentários: Tratamentos ortodônticos podem ser planejados para pacientes que já possuem implantes dentários. A colaboração entre ortodontista e implantodontista é essencial nesses casos.

É importante buscar informações precisas e conversar com um ortodontista qualificado para obter orientações personalizadas sobre a necessidade e a melhor abordagem para o tratamento ortodôntico. Evitar mitos e equívocos ajuda os pacientes a tomar decisões informadas sobre sua saúde bucal.